Eventos / Calendário

Tendências para as cidades
21 MAI/2024 a 31 AGO/2024 15h21 Online

Tendências para as cidades

Tendências para as Cidades é uma série de webinários promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) que tem como objetivo reunir pessoas com conhecimento e experiência para debater assuntos que norteiam as políticas públicas municipais.

Ao longo de quatro meses, a FNP promoverá 30 encontros virtuais com temas específicos em áreas como desenvolvimento sustentável, mobilidade e transporte, saúde, implementação de novas tecnologias, comunicação, educação, dentre outras, de forma alinhada à Agenda 2030 e aos ODS.

PROGRAMAÇÃO

04/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
6º A participação efetiva da sociedade na administração municipal

Cada vez mais a sociedade tem se organizado no sentido de participar e cobrar a elaboração de políticas públicas eficientes. Ajudar na organização social com a formação de associações, conselhos e grupos temáticos que possam contribuir com o desenvolvimento e implantação de políticas públicas, pode ser uma estratégia eficiente na segurança das relações entre a gestão e a sociedade. 

 

O painel vai debater o planejamento da administração participativa, trazer casos que promoveram o avanço das gestões municipais e pontuar desafios que os gestores públicos podem vir a enfrentar, quando se administra fora do gabinete.

Online

Participantes

Foto do Palestrante
Beltrana de Pessoa Coisa Uma Pessoa Coisa
Empresa e Tal

Officia Lorem nisi laboris ullamco sint laboris anim laborum nisi. In ea duis est aliqua aliqua occaecat ipsum pariatur nulla laborum est laboris non sit. Sit cillum nulla Lorem elit do nostrud nisi tempor cillum.

Nisi reprehenderit incididunt sit elit. Ex cillum esse culpa fugiat eu aute. Exercitation tempor aute sint laboris Lorem.

Consequat eiusmod deserunt officia laboris labore laborum officia anim velit aliqua. Exercitation enim exercitation aute adipisicing minim. In incididunt enim ex est aliqua ipsum pariatur tempor irure esse laborum officia qui. Exercitation amet ullamco proident consequat dolor reprehenderit dolore cupidatat eiusmod.

Ver mais

07/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
7º A tarifa zero no transporte urbano é viável?

Debatida há mais de 30 anos em todo o mundo, a tarifa zero no transporte público coletivo já foi adotada por mais de 100 cidades no Brasil. No entanto, sua implementação tem sido restrita a cidades de pequeno e médio porte, especialmente devido ao alto custo dos sistemas de ônibus e sobre trilhos e à escassez de recursos públicos ou subsídios cruzados. 

 

Tendências para as Cidades vai promover um debate sobre a viabilidade da política para médios e grandes municípios, pontuar possíveis problemas que possam ser enfrentados como a superlotação e o uso indiscriminado do transporte, as possíveis fontes de financiamento e a contrabalança da arrecadação municipal, bem como evidenciar os desafios e potencialidades da sua implementação.

Online

11/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
8º Preparação das cidades às mudanças climáticas

A maioria da população brasileira hoje vive nos centros urbanos, estando assim suscetível aos efeitos da emergência climática que alteram o regime de chuvas e aumentam a frequência de eventos extremos. Diante desse cenário não é suficiente apenas mitigar os danos, mas acima de tudo, pensar estratégias de adaptação permanente para os riscos da mudança do clima. 

 

O painel busca compartilhar estratégias já existentes de preparação e adaptação das cidades às mudanças climáticas, de modo a facilitar e democratizar o acesso a soluções pertinentes às cidades.

 

Tendências para as Cidades vai promover um debate sobre a viabilidade da política para médios e grandes municípios, pontuar possíveis problemas que possam ser enfrentados como a superlotação e o uso indiscriminado do transporte, as possíveis fontes de financiamento e a contrabalança da arrecadação municipal, bem como evidenciar os desafios e potencialidades da sua implementação.

Online

12/07/2024

10:00 - 12:00
Equidade racial na educação municipal

O Ministério da Educação instituiu neste ano (Portaria 470/2024) a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola - PNEERQ., por meio da qual União, estados, Distrito Federal e municípios deverão implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira e à promoção da política educacional para a população quilombola.

Os caminhos que futuros prefeitos(as) devem traçar para promover a educação equalitária nas escolas municipais, promover uma formação continuada dos educadores e contribuir para a superação das práticas racistas na educação municipal devem ser focos deste episódio.

Online

Participantes

Foto do Palestrante
João Carlos de Souza Filho Diretor Executivo da XPTO
XPTO S/A

Formado em Administração pela Universal Academic Acme desde 1990 e pós-graduado em Administração de Empresas pela University of Gothan.
Trabalho na OTPX como Diretor Geral e atualmente é Diretor Executivo da XPTO.

Ver mais

14/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
9º Como reduzir mortes e lesões no trânsito?

Todos os anos, cerca de 40 mil pessoas morrem no trânsito no Brasil, além das dezenas de milhares de feridos. Em 2011, quando a ONU lançou o programa “1ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, o Brasil era o 5º país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Além das inestimáveis perdas humanas, estima-se que o custo dos sinistros de trânsito para o país esteja em torno de 50 bilhões de reais. 

 

O painel busca debater estratégias e políticas para a redução de mortes e lesões no trânsito nas cidades brasileiras, de forma alinhada às metas da Década de Ação Global pela Segurança no Trânsito da ONU e as ações definidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. 

Online

18/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
10º Políticas públicas para a população em situação de rua

Abordar as políticas públicas voltadas à população em situação de rua é um desafio latente para os gestores públicos que devem atuar de forma coordenada entre as esferas de governo. O PNPSR, instituído pelo Decreto 7.053/2009, estabelece princípios, diretrizes e objetivos para atender essa público, no entanto, até 2020, apenas 5 estados e 15 municípios aderiram ao programa. 

 

De lá pra cá, a crise política, financeira e a pandemia, promoveram um aumento de refugiados e imigrantes, inclusive no Brasil, que favoreceu para o crescimento da PSR, somada aos milhões de brasileiros que enfrentam essa realidade. O painel visa promover discussões sobre a efetividade das PPs e os desafios enfrentados pelas cidades, no colhimento da população em situação de rua no Brasil.

Online

21/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
11º A insuficiência da receita tarifária no transporte

O transporte público coletivo é a espinha dorsal dos sistemas de mobilidade urbana nas cidades. No entanto, enfrenta, há décadas, problemas estruturais e conjunturais que se manifestam na queda progressiva de qualidade e de passageiros. Dentre outros fatores, isso é causado por questões relacionadas à forma de financiamento, baseada nas tarifas cobradas dos usuários, e de remuneração, baseada no pagamento por passageiro transportado. 

 

O painel busca debater modelos inovadores de estruturação do transporte público e possíveis fontes de financiamento a nível local e nacional e a viabilidade da Cide financiar a melhoria e a ampliação do transporte público.

Online

24/06/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
4º Atenção básica: Desafios para a cobertura vacinal

Por diferentes motivos, o período pandêmico iniciado em 2020, registrou quedas significativas da imunização de crianças em pelo menos 73 países em todo o mundo. No Brasil, a queda vacinal criou um alerta para a volta de doenças praticamente erradicadas como o sarampo, e promove uma dificuldade na cobertura vacinal de novas substâncias, como a vacina da dengue. 

 

O Tendências para as Cidades debate os desafios da cobertura vacinal nos municípios, pontuando a necessidade de promoção de Políticas Públicas e de novas estratégias que sejam realmente eficazes, para assegurar a imunização da população.

Online

25/07/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
12º Acolhimento de imigrantes e refugiados nos municípios

Não só os municípios de estados fronteiriços do norte ou centro-oeste, mas diversos municípios das outras regiões brasileiras têm registrado um aumento de refugiados, inclusive vindos de outros continentes. Um dos grandes desafios das cidades brasileiras é promover o acolhimento social e a inserção destas pessoas. Dentre todos os desafios, a inserção de crianças e adolescentes nas escolas nas escolas públicas se torna um desafio para os gestores públicos. 

 

A proposta deste painel é debater um panorama geral da imigração, compreender o cumprimento da Lei 13.445/17 e provocar ideias concretas que possam fortalecer as políticas públicas de acolhimento aos refugiados e promover um enfoque na Educação, já que os municípios terão de preparar professores e gestores da área educacional para inserir as crianças de famílias refugiadas, na educação regular 

Online

28/06/2024

10:00 - 12:00
Requer inscrição
5º Atenção Primária à Saúde e o desafio na ampliação do acesso

Promover a Atenção Primária à Saúde é um desafio dos municípios brasileiros que precisam ampliar a cobertura da atenção básica dos serviços de saúde e favorecer um maior acesso da população. Desde 2020, o Governo Federal mantém Programa Previne Brasil, que finacia e também faz um repasse de acordo com o desempenho de cada município. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. 

 

Tendências para as Cidades promove neste painel uma troca de experiência sobre a Atenção Básica que pontua desafios, financiamento de serviços de saúde e elaboração de novas estratégias para os municípios.

Online

28/07/2024

10:00 - 12:00
13º Acolhimento e políticas públicas para grupos específicos da população

Não só os municípios de estados fronteiriços do norte ou centro-oeste, mas diversos municípios das outras regiões brasileiras têm registrado um aumento de refugiados, inclusive vindos de outros continentes. Um dos grandes desafios das cidades brasileiras é promover o acolhimento social e a inserção destas pessoas. Dentre todos os desafios, a inserção de crianças e adolescentes nas escolas nas escolas públicas se torna um desafio para os gestores públicos. 

 

A proposta deste painel é debater um panorama geral da imigração, compreender o cumprimento da Lei 13.445/17 e provocar ideias concretas que possam fortalecer as políticas públicas de acolhimento aos refugiados e promover um enfoque na Educação, já que os municípios terão de preparar professores e gestores da área educacional para inserir as crianças de famílias refugiadas, na educação regular 

Online