Notícias

Webinar debaterá pontos do Guia para Financiamento Climático de Cidades no Brasil

Webinar debaterá pontos do Guia para Financiamento Climático de Cidades no Brasil

As mudanças climáticas são uma preocupação global e as cidades, principalmente as áreas mais vulneráveis, são constantemente afetadas. Enfrentar esse problema exige uma transformação dos processos produtivos e do consumo em todo o planeta. Atentos a esses cenários que o Ministério de Minas e Energia (MME) e a GIZ Brasil, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), promovem, no dia 12 de maio, o webinar “Guia para Financiamento Climático de Cidades no Brasil”.

Para apoiar as cidades a obterem financiamento climático, foi elaborado o Guia para Financiamento Climático de Cidades no Brasil. O documento traz um passo a passo com recomendações para obter recurso, como a identificação da demanda, articulação com os instrumentos de planejamento orçamentário, preparação dos projetos, momento (e requisitos mínimos) para iniciar a consulta junto a instituições financeiras, elaboração de um plano de licitação, aprovação junto a câmara municipal, requisitos de monitoramento associados a desembolsos e planejamento financeiro.

Para participar do webinar não é necessária inscrição, o evento será transmitido pelo canal do Ministério de Minas e Energia no Youtube.

O Guia

O Guia para Financiamento Climático de Cidades no Brasil é resultado de uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME), e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito do projeto FELICITY - Financing Energy for Low-carbon Investment - Cities Advisory Facility, financiado pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) com recursos do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor (BMUV) e desde 2022 pelo Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) e implementado em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI) com o apoio da Coordenação da Transformação Urbana da GIZ Brasil e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).