Notícias

Smart City debate efeitos da pandemia na perspectivas dos prefeitos

Smart City debate efeitos da pandemia na perspectivas dos prefeitos

Além dos painéis, representantes da FNP se reuniram, nessa terça-feira, 5, com o governador de Yucatán para discutir assuntos de interesse comum

“Como enfrentar os efeitos da pandemia para uma reativação social?” foi o tema do painel que recebeu, de forma virtual, o prefeito de Niterói/RJ e um dos representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Axel Grael, no segundo dia de Smart City Expo Latam Congress 2021, realizada em Mérida, no México. O evento é uma plataforma que reúne representantes de cidades, instituições públicas e privadas com o objetivo de identificar desafios comuns e apresentar soluções orientadas para um melhor planejamento urbano, além de ser um local de trocar experiências e colaboração entre cidades.

De acordo com Axel Grael, que também é vice-presidente de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela FNP, o município “acredita na ciência”. Ele destacou que que Niterói “foi a única cidade reconhecida pela Smart City pelas ações de frear o avanço da COVID-19.” “A prefeitura de Niterói já ultrapassou R$ 1 bilhão em investimentos para mitigar os impactos da pandemia na cidade. Desde abril de 2020, o município ampliou a retaguarda de saúde e, ao mesmo tempo, criou programas para dar suporte financeiro às famílias mais necessitadas na cidade, aos trabalhadores e as micro e pequenas empresas”, disse.

Axel continuou. “Fomos um dos pioneiros com a sanitização de ruas e abrimos um hospital exclusivo de atendimento à COVID-19. Depois de tantos meses de trabalho intenso, é um orgulho e uma satisfação levar o nome de nossa cidade para o exterior como exemplo de boas práticas. Estamos, agora, iniciando um pacto de retomada econômica e vamos continuar seguindo firmes e fortes para vencer esta pandemia, que ainda não acabou e, por isso, ainda precisamos manter os protocolos como o uso de máscara”. O painel contou com a presença de Elkin Velásquez, representante Regional para América Latina e Caribe, ONU-Habitat (Brasil); e Pablo Lemus Navarro, presidente municipal do Governo de Guadalajara (México).

Na parte da tarde, o prefeito de Ribeirão Preto/SP e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional da FNP, Duarte Nogueira, conversou com Alonso Daniel Santiago, CEO da Bambu Mobile (México), e Enrique Cortés, diretor da Hub de Inteligência Artificial Tec de Monterrey (México), mostrando um pouco da realidade do município brasileiro durante a sessão “Solution Talk.” Duarte ressaltou que Ribeirão Preto se preocupa, em especial, com seis pontos: segurança, mobilidade urbana, geração de emprego, destinação final de resíduos sólidos, sustentabilidade e saneamento básico. Sobre o último item, o prefeito comentou.

“Nosso município alcançou a universalização do sistema de água e esgoto. Temos 100% de cobertura de água tratada, 100% de tratamento de água residual e 99,87% de cobertura de serviço de sistema de esgoto sanitário urbano. Mas o Brasil tem apenas 49% de tratamento de água residual, isso equivale a 100 milhões de brasileiros sem acesso ao serviço. Temos pela frente o desafio de uma cobertura maior”, destacou Nogueira.

Em relação ao desenvolvimento sustentável, Duarte Nogueira lembrou o compromisso da FNP e dos municípios com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030. Segundo ele, a meta é garantir uma vida saudável, promover o bem-estar para toda a população e reduzir o número de mortes evitáveis em recém-nascidos e crianças menores de cinco anos de idade.

Perspectiva dos prefeitos
O prefeito Kayo Amado, de São Vicente/SP, contou um pouco sobre a história do município e as perspectivas para o futuro durante o painel “A transformação inteligente das cidades na perspectiva dos prefeitos.” “São Vicente é a primeira cidade fundada no Brasil. Estamos preparando a cidade para o seu aniversário de 500 anos, em 2032. Serão dez anos para transformar a cidade em um modelo de administração. Estamos contratando um planejamento estratégico, atualizando legislações, abrindo a cidade para o investimento privado”, adiantou.

Kayo ressaltou que o período pandêmico não foi fácil para nenhum município, e que São Vicente adotou medidas em favor da população. “Procuramos um novo olhar para cidade. Em nove meses, buscamos, acima de tudo, sobreviver, manter as pessoas bem, saudáveis e vivas. Fizemos uma intensa campanha de vacinação que se tornou destaque e referência na região. Mas também buscamos trazer vida social, novamente, para perto das pessoas.”

Sobre isso, ele compartilhou com os presentes a história de uma praça na periferia da cidade, que, segundo Amado, servia como espaço de descarte de lixo e estava abandonada. “Decidimos colocar asfalto e iluminação com um contrato que temos e, para completar o projeto, tendo em vista a dificuldade financeira da cidade, articulamos com empresas para doar materiais para fazer a pracinha. Também conversamos com a comunidade do entorno para identificarmos o que seria bom ali. A praça, então, se tornou um espaço para as crianças brincarem. Deu vida. Deixou de ser descarte de lixo, a comunidade não deixa mais. É dos seus filhos”, contou o prefeito de São Vicente/SP.

Participaram Renán Concha, prefeito de Mérida, e prefeitos das cidades de Monterrey, Miraflores, Guadalajara, Ciudad Juárez, Reynosa, Tizayuca e Manabi.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, que já foi prefeito em Três Rios/RJ por dois mandatos, também participou da Smart City na Sessão Diálogo “Desenvolvimento regional na chave de reativação.”

Encontro com o governador
Os prefeitos também se reuniram com o governador de Yucatán, Maurício Vila, para discutir sobre pautas comuns entre as cidades, como turismo, educação e saúde. “Aqui no México, o processo de vacinação já se encontra bastante avançado. E esse é o primeiro grande evento importante que fazemos depois da pandemia”, garantiu. A cidade de Yucatán, ainda segundo ele, é a “capital de serviços”. “Muita gente vem para cá para comprar, para utilizar as escolas, os hospitais”, acrescentou.

Além desses temas, as parcerias público-privadas também estiveram na pauta, que contou com a presença do prefeito de Ribeirão das Neves/MG e vice-presidente de PPPs em Iluminação Pública da FNP, Junynho Martins. Vila afirmou que há uma parceria para melhorar o transporte turístico por meio de trem; além de um porto para veículos marítimos e um estádio para atividades esportivas.

_____

Os assuntos tratados neste texto estão localizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 - Erradicação da Pobreza; 3 - Saúde e Qualidade; 4 - Educação de Qualidade; 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10 - Redução das Desigualdades; 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17 - Parcerias e Meios de Implementação. Saiba mais aqui.