Notícias

Representantes de todas as regiões do país participam da organização do IV EMDS

Representantes de todas as regiões do país participam da organização do IV EMDS

Mais de 100 representantes de 40 cidades e três consórcios públicos filiados à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de 21 presidentes e integrantes de fóruns e redes de secretários municipais, participaram nesta sexta-feira, 1º, em Belo Horizonte/BH, da primeira reunião da comissão organizadora do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O prefeito anfitrião, Marcio Lacerda, presidente da FNP, o de Divinópolis/MG, Vladimir Azevedo, vice-presidente de Gestão Pública, e de Maringá/PR, Carlos Pupin, vice-presidente de Aviação Regional, também estavam na agenda.

Para Azevedo, a construção do EMDS é um grande desafio ao promover e construir possibilidades para as pautas municipais. "A missão desse grupo é reproduzir, em atividades, conteúdos e, na mobilização, atrativos para a nova geração de prefeitos", afirmou o prefeito de Divinópolis.

O secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, apresentou as três edições do EMDS, já consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país e detalhou a agenda preparatória para a quarta edição. "A estrutura de governança do EMDS, assim como as atividades e as agendas preparatórias são bastante complexas para que mais pessoas participem, representando as características e os regionalismos do Brasil", disse.

Hora do planeta
Durante a reunião, o prefeito Marcio Lacerda recebeu da WWF Brasil, em nome de Belo Horizonte, o certificado "Capital Nacional de Desafios das Cidades - Hora do Planeta". Segundo a WWF, a premiação reflete o reconhecimento internacional do comprometimento do governo municipal com as questões relacionadas à redução na emissão de carbono. O especialista em políticas públicas e relações externas da WWF Brasil, Michel de Souza Rodrigues dos Santos, explicou que é a terceira vez consecutiva que a certificação vai para Belo Horizonte.

A gerente de políticas e estratégia do secretariado para a América do Sul do Iclei, Bruna Cerqueira, recordou que a edição passada da certificação foi entregue à capital mineira durante o III EMDS. "Essa lembrança reforça a parceria entre WWF, FNP e Iclei e como queremos estar juntos no IV EMDS", enfatizou.

Cooperação entre FNP e WRI
Também durante a reunião, a FNP e a WRI firmaram parceria de cooperação visando elaboração e suporte para projetos relacionados à sustentabilidade das cidades.

Durante o ato, Lacerda falou da importância da parceria e reafirmou o propósito do IV EMDS. "Nós queremos que o IV EMDS seja muito importante para os prefeitos que iniciam seus mandatos anos que vem. O evento tem esse desafio e poderá auxiliar muito na construção de cidades cada vez melhores. Que o encontro seja um marco para os prefeitos e para as cidades", enfatizou.