Notícias

Presidente da FNP defende parceria com iniciativa privada como alternativa para municípios

Presidente da FNP defende parceria com iniciativa privada como alternativa para municípios

“Enquanto governantes locais, não adianta dizermos das impossibilidades de implantar soluções; precisamos apontar um caminho e, como esse caminho no setor público é muito restrito, vejo com bons olhos essa questão das Parcerias Público-Privadas.” Esse foi o ponto de vista defendido pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), durante o 1º Fórum GRI de PPPs e Concessões em Municípios, realizado em São Paulo/SP, nesta quinta-feira, 26.

No debate “Investimentos em infraestrutura: chegou o momento dos municípios?”, o presidente da FNP destacou o fato de serem nas cidades, especialmente nas regiões metropolitanas, que se intensificam questões como mobilidade urbana, saúde e infraestrutura. Segundo o governante, a população busca eficiência de quem está no comando de gestões públicas, então, conforme ele, a participação da iniciativa privada, apontando benefícios para a sociedade, é bem recebida. “É aí que existe um espaço muito grande para que possamos ter essas parcerias”, disse.

Sobre os consórcios, o governante afirmou que muitos deles têm resultados expressivos em suas respectivas políticas públicas. De acordo com ele, a modalidade tem tido muito sucesso no setor de resíduos sólidos. “Os prefeitos estão sendo chamados à responsabilidade jurídica. Então, até por necessidade, estão se unindo para apresentar soluções”, explicou. Nesse sentido, Jonas citou o caso de Barcelona, que mesmo sendo uma cidade desenvolvida, consorciou-se com cidades da região para cuidar do tratamento de lixo.

Para Jonas, os prefeitos precisam somar forças para que, conforme ele, “os municípios ganhem em escala e viabilidade para os projetos”. O presidente da FNP comentou sobre a necessidade de uma equação financeira para viabilizá-los. “A gente precisa de um bom projeto, estrutura financeira, e a garantia para que ele seja elaborado.”

O tema das PPPs e Concessões será uma das pautas da 72ª Reunião Geral da FNP. Realizado de 27 a 29 de novembro, em Recife/PE, o evento já está com suas inscrições abertas. Saiba mais sobre a agenda aqui.

1º Fórum GRI de PPPs e Concessões em Municípios
Com o objetivo de debater o futuro das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões Municipais, o evento é uma iniciativa do GRI Club Infra Brasil, em parceria com o Banco Mundial, de acordo com as diretrizes traçadas pelo Conselho Consultivo do clube no Brasil, e conta com o apoio da FNP.