Notícias

Presidente da Câmara pede que FNP indique deputado interlocutor da pauta municipalista

Presidente da Câmara pede que FNP indique deputado interlocutor da pauta municipalista

Em audiência realizada na noite desta terça-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pediu aos prefeitos da FNP que indiquem um parlamentar para ser o interlocutor da pauta municipalista na Casa. “O objetivo é dialogar quinzenalmente com esse intelocutor para organizar e facilitar a lista de prioridades dos municípios”, explicou Maia.

Para enfrentar a crise econômica, prefeitos se reuniram para buscar fortalecimento das administrações municipais, e apoio junto ao presidente da Câmara com temas urgentes da pauta municipalista. Um documento com sete pontos essenciais para a governança local foi elaborado pelos prefeitos durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS). O documento foi entregue ao presidente que se comprometeu em dar celeridade ao tema dos precatórios, um dos itens do documento. “ Precatórios será priorizado na pauta da Casa”, disse Maia.

Além de alternativas para o pagamento de precatórios, o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette destacou outros três importantes itens no documento: a proibição de instituição de novos encargos ou a prestação de serviços aos estados, DF ou aos municípios sem a previsão de recursos necessários ao seu custeio – PEC 84/2015 e PEC 172/2012; a possibilidade de os municípios implantarem a CIDE-Municipal para financiar o sistema de transporte público; e  instituir obrigatoriedade de revisão periódica do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – PLS 46/2016.

“O Estatuto das Cidades recomenda atualizar o mapa de valores, queremos que deixe de ser recomendação e passe a ser obrigatoriedade”, afirmou Donizette ao falar sobre a revisão dos valores do IPTU.

A audiência contou ainda com a participação dos prefeitos de Pedreira/SP, Hamilton Bernardes; de Jaguariúna/SP, Gustavo Reis; de Florianópolis/SC, Gean Loureiro; de Cáceres/MT, Francis Maris Cruz; de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira; de Guarulhos/SP, Guti; de Maringá/PR, Ulisses Maia; de Muriaé/MG, Ioannis Konstantinos (Grego) ; e de Divinópolis/MG, Vladimir Azevedo.