Notícias

Prefeitos do g100 articulam agenda com Alcolumbre

Prefeitos do g100 articulam agenda com Alcolumbre

No contexto da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), governantes de cidades que integram o g100 (grupo de cidades acima de 80 mil habitantes, com alto índice de vulnerabilidade socioeconômica e baixa renda per capta) estiveram reunidos, na manhã de quarta-feira, 9, para desdobrar os debates iniciados no dia anterior (leia mais). Os prefeitos querem que o grupo, nada privilegiado, seja priorizado em programas do governo federal.

“O g100 poderia ser ponto de partida para uma série de iniciativas para aprimorar a repartição de receitas entre os municípios. A situação dessas cidades é dramática”, afirmou o prefeito de Macapá, Clécio Luís, vice-presidente de Transferências Voluntárias. Para reforçar o pleito, os governantes estão articulando uma audiência com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que deve acontecer no próximo mês.

Além do esforço em destacar o g100 como uma agenda estratégica, os prefeitos também debateram sobre a necessidade de uma reforma administrativa, assunto também mencionado no primeiro dia da Plenária de Prefeitos, por Nelson Marchezan, que governa Porto Alegre/RS. “O sistema é tão engessado, que não conseguimos dar uma resposta à população no tempo que ela precisa”, falou o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, vice-presidente Nacional do g100.

Essa pauta tem sido trabalhada pelo grupo desde o início deste ano. A mais recente conquista foi o Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Federados, anunciado ontem, na Plenária, pela secretária nacional de desenvolvimento regional e urbano do MDR, Adriana Alves. Continuidade do projeto da FNP, Fortalecer Municípios, a iniciativa do governo federal tem como objetivo apoiar os municípios em linha especial de operação de crédito para modernização administrativa.

Também participaram da reunião a prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, e os prefeitos de Cariacica/ES, Juninho, vice-presidente de Políticas Sociais; e de Serra Talhada/PE, Luciano Duque, vice-presidente de Educação Ambiental.