Notícias

Prefeitos discutem financiamento para infraestrutura em evento internacional

Prefeitos discutem financiamento para infraestrutura em evento internacional

Governantes locais participaram de painel no Lide Brazil Development Forum 2023, em Washington

Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foram convidados a debater sobre "Oportunidades de financiamento para infraestrutura e serviços públicos nos estados e municípios brasileiros". O painel integrou a programação de sexta-feira, 1º, do Lide Brazil Development Forum 2023, evento realizado em Washington, nos Estados Unidos, pelo Grupo de Líderes Empresariais, com políticos, autoridades, empresários e investidores internacionais.

"Nos reunimos para discutir sobre a possibilidade de investimentos para o nosso país, mas também para tratar sobre o federalismo brasileiro, algo que está em jogo, assim como a reorganização do Brasil”, afirmou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE.

Edvaldo falou, ainda, sobre a importância das cidades para o progresso do país. "Os municípios não podem ser os entes que têm sobre eles as maiores responsabilidades e os menores recursos. Eles precisam de um salto de qualidade para que a efetivação dos serviços para a sociedade seja possível”, disse. Para ele, “se entendermos o papel das cidades para que os cidadãos vivam com qualidade de vida, seremos capazes de construir um mundo melhor”.

A burocracia e lentidão dos processos que envolvem os financiamentos foram criticadas pelo prefeito de São Paulo/SP, Ricardo Nunes, 2º vice-presidente da FNP. Em sua visão, é preciso discutir esse assunto a fim de garantir agilidade para as cidades e governos que precisam do investimento. A reforma tributária também entrou na esteira de considerações do político, que reprova a retirada de dinheiro dos estados e municípios, ação, que segundo ele, vai impactar na arrecadação e nas ações à população.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, foi enfático ao afirmar que “o Brasil tem pressa de revogar o atraso. Tem pressa de acelerar”. Com essa frase, elencou os avanços da cidade, como a reforma da previdência municipal, o plano privado da previdência, que já se expande para outras lugares do estado do Paraná, além da carteira internacional, que segundo Greca, prevê a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos.

Já o prefeito de Jaguariúna/SP, Gustavo Reis, vice-presidente de Telecomunicações da FNP, destacou a importância de atrair investimentos nas mais diferentes áreas, especialmente em saúde, educação e saneamento, “que possam elevar ainda mais o nosso desenvolvimento econômico e social e, consequentemente, a qualidade de vida da população local”

Também participaram os prefeitos de Joinville/SC, Adriano Silva, vice-presidente de Desenvolvimento Industrial, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, vice-presidente de Mobilidade Ativa, e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional. Levando em conta as especificidades de cada região, eles falaram sobre as transformações das cidades e o potencial de crescimento de cada município.