Notícias

Prefeitos assinam compromisso da ONU para frear epidemia de AIDS no mundo

Prefeitos assinam compromisso da ONU para frear epidemia de AIDS no mundo

Prefeitos da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) assinaram, nesta segunda-feira, 10, a adesão das cidades à Declaração de Paris 90-90-90. O termo de compromisso, de iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), prevê, até o ano de 2020, ter 90% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas; que dessas, 90% estejam em tratamento; e que 90% desse grupo tenha carga viral indetectável. Até o momento mais de 200 prefeituras ao redor do mundo já estão mobilizadas rumo a essas metas.

A diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, frisou o papel da FNP para a construção de uma rede de cidades engajadas no combate a AIDS. “Essa meta é uma meta global, mas, como nós sabemos, quem está implantando são os municípios. São os municípios que estão atuando na ponta e tendo esse impacto direto. O papel da Frente Nacional de Prefeitos é de poder agregar mais cidades e construir uma rede de troca de experiências”, explicou a representante do Sistema ONU, destacando que, atualmente, no Brasil, já são 23 cidades signatárias.

“Temos notado que a preocupação das pessoas com a AIDS está diminuindo. E não podemos diminuir a intensidade no combate a essa doença que vitima milhares de pessoas no país”, ressaltou o presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Além de Donizette, assinaram também a adesão os prefeitos das cidades de Fortaleza/CE, Roberto Cláudio; Palmas/TO, Carlos Amastha; Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira; Vitória/ES, Luciano Rezende; Santana do Parnaíba/SP, Elvis Cezar; e Jaguariúna/SP, Gustavo Reis. O vice-presidente de ODS da FNP, prefeito do Rio de Janeiro/RJ, Marcelo Crivella, também participou da solenidade de assinatura do termo de compromisso.

Convite

No dia 4 de julho, Georgiana Braga-Orillard convidou os municípios e a FNP a assinarem o termo de compromisso 90-90-90, durante reunião dos representantes do Sistema ONU no Brasil com prefeitos da diretoria da FNP, em Brasília/DF. “Em um país continental como o Brasil, os números e as proporções são superlativos. Por isso esse esforço é tão importante”, declarou.

As primeiras cidades brasileiras a assinar o termo foram Curitiba/PR, Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ, em 2014. As demais adesões aconteceram em 2015: três cidades fronteiriças do Alto Solimões/AM – Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant –, além de São Paulo/SP, Manaus/AM, Belém/PA, Porto Alegre/RS e outros 13 municípios do Rio Grande do Sul – incluindo o próprio governo do estado – e o Distrito Federal.

Perspectivas

Segundo a UNAIDS, cerca de 28 milhões de novas infecções pelo HIV e 21 milhões de mortes relacionadas à AIDS poderão ser evitadas nos próximos 15 anos caso o mundo se comprometa em adotar a abordagem sugerida pelo no termo de compromisso 90-90-90. A UNAIDS estima que cerca de 13,6 milhões de pessoas tinham acesso à terapia antirretroviral em todo o mundo até junho de 2014, mas ainda distante das metas sugeridas.

Confira aqui o termo de compromisso 90-90-90