Notícias

Prefeito brasileiro participa de painel sobre mudanças urbanas no Smart City em Mérida

Prefeito brasileiro participa de painel sobre mudanças urbanas no Smart City em Mérida

Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, e outros governantes locais brasileiros participam de atividades no México até sexta-feira, 10

O prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), deu início à participação de governantes municipais brasileiros no Smart City Expo Latam Congress, em Mérida, no México, nesta quarta-feira, 8. O evento vai discutir, até sexta-feira, 10, soluções inteligentes para as cidades, focando em temas como transformação digital, mudanças climáticas, cidades resilientes e mobilidade e urbanismo sustentável, entre outros.

Nogueira participou do painel “Acelerando a mudança urbana para cidades mais inteligentes”, que teve a participação de Renán Barrera, prefeito anfitrião do evento, Miguel Hoyos, prefeito de San Pedro Garza (México), e Carina Machado, urbanista e arquiteta local. Eles se uniram ao governante brasileiro para contar experiências municipais que tornam as cidades mais inteligentes. De acordo com Duarte Nogueira, “a tarefa de prefeitas e prefeitos é promover uma cidade que funcione com pessoas felizes”.

“A participação em conselhos, audiências públicas, instrumentos que assegurem a participação popular nos permitem caminhar rumo a seis objetivos principais: segurança pública, mobilidade urbana, destinação final de resíduos, saneamento básico, emprego e sustentabilidade. Dessa forma, caminhamos para implementar políticas públicas mais efetivas”, afirmou.

Em relação à mobilidade urbana, Nogueira destacou que Ribeirão Preto vem trabalhando para reduzir o tempo de deslocamento das pessoas dentro do transporte público. “Estamos reduzindo o caminho para a escola, para o trabalho, para casa em no máximo 30 minutos, priorizando menos emissão de poluentes.” Além disso, o prefeito acrescentou que o município vem se preocupando cada vez mais com acessibilidade, fluidez no tráfego e controle no trânsito de veículos.

Sobre segurança, o prefeito foi enfático. “A criminalidade não gosta de três coisas: luz, câmeras e limpeza. Estamos trabalhando esses eixos para melhorar a segurança na nossa cidade”, garantiu.

Em relação à pandemia, Nogueira lembrou que o ensino remoto foi necessário, mas que muitas crianças do ensino fundamental, em especial, ficaram prejudicadas. “Tivemos, com a COVID-19, um problema com as crianças na escola. Mesmo que elas tenham passado de ano, muitas não conseguem ler e escrever. Por isso, determinamos dois professores por sala de aula nas turmas até o 4º ano para diminuir a distância no aprendizado que a pandemia nos impôs”, destacou.

O secretário-geral da FNP finalizou sua participação dizendo que é preciso “mover as cidades para que elas nos movam também”. “Se investirmos em espaços amigáveis, a cidade devolve para nós situações amigáveis. Creio que o objetivo principal dos prefeitos é ser um grande animador de sua cidade, para contagiar a população a participar intensamente dos projetos que podem beneficiá-la.”

Participação brasileira
Além de Duarte Nogueira, os prefeitos Edmilson Rodrigues, de Belém/PA, e Guti, de Guarulhos/SP, participam do encontro em Mérida representando a FNP. A programação desta quarta-feira incluiu também uma plenária com a participação do representante regional para América Latina e Caribe da ONU-Habitat no Brasil, Elkin Velásquez, e um encontro com o presidente da Fira Barcelona-México, Manuel Redondo.

Está previsto, ainda nesta quarta, um jantar para prefeitas e prefeitos promovido pelo governador de Yucatán, Maurício Vila Dosal.

Na terça-feira, 7, dia da abertura oficial do Smart City em Mérida, a prefeitura de Curitiba/PR foi representada por Frederico Lacerda, diretor jurídico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, para falar sobre “Como ativar a transformação para o progresso econômico?”

Smart City
O Smart City Expo Latam Congress é um evento que reúne representantes de cidades, instituições públicas e privadas com o objetivo de identificar desafios comuns e apresentar soluções orientadas a um melhor planejamento urbano. Além disso, o Congresso é um ponto de encontro para os principais agentes de troca das cidades latino-americanas, com o propósito de gerar vínculos que fomentem a colaboração para definir estratégias e futuras linhas de ação. O evento propicia, ainda, o debate e compartilhamento de conhecimento e intercâmbio de experiências para acelerar a reconstrução socioeconômica da América Latina.