Notícias

Plenária de Prefeitos da 73ª Reunião Geral marca validação da Carta de Niterói

Plenária de Prefeitos da 73ª Reunião Geral marca validação da Carta de Niterói

Prefeitos de todas as regiões do país aclamaram, nesta segunda-feira, 7, a Carta de Niterói. O documento, finalizado na Plenária da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), contém as principais demandas dos municípios – saúde, educação, segurança e emprego – e será apresentado amanhã a pré-candidatos de 11 partidos políticos.

Segundo o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, presidente da FNP, a carta apresenta os problemas que mais afligem a população. “Saúde, educação, segurança pública e emprego. São essas coisas que estão preocupando o povo brasileiro”, comentou.

Para o governante, os esforços empregados pelas prefeituras, que nas palavras dele estão “cada vez mais fragilizadas”, não têm sido suficientes para sanar toda a demanda. “Nós precisamos de apoio do governo federal”, frisou.

Nesse sentido, o prefeito anfitrião do evento, Rodrigo Neves, vice-presidente de Dados Abertos e Transparência da FNP, afirmou que a construção de um novo modelo para o pacto federativo é fundamental. “Os municípios estão assumindo cada vez mais atribuições e também devem participar mais ativamente da repartição dos recursos”, destacou.

Último encontro de prefeitos promovido pela FNP antes das eleições de 2018, a 73ª Reunião Geral já é considerado um dos principais eventos na agenda eleitoral deste ano. A expectativa de Neves para o Diálogo com os Presidenciáveis é positiva. “É fundamental que os municípios assumam cada vez mais o protagonismo no debate da superação da crise porque as pessoas não vivem nos estados e na união, elas vivem nas cidades”, declarou.

”A agenda de amanhã se configura como uma oportunidade de os prefeitos ouvirem aqueles que pretendem governar o país e o que eles pensam”, concluiu Donizette.

Outras pautas
Na ocasião, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou o Selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e falou do Seminário sobre Pacto Federativo, em parceria com a Cepal. Houve, ainda, pronunciamentos dos parceiros Huawei, Teleco: “Ranking das Cidades Amigas da Internet”, Águas do Brasil, IBGE e Iclei.

As pautas estratégicas para os municípios no Congresso Nacional e a eleição da Coordenação Política do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) também estiveram na agenda do encontro. A plenária marcou, ainda, a nomeação das prefeitas de Palmas/TO, Cintia Ribeiro, e de Rio Branco/AC, Socorro Neri, para a diretoria da FNP.

Confira aqui as fotos da atividade.

São parceiros da 73ª Reunião Geral da FNP: Águas do Brasil, CCI França Brasil, Huawei, MRV, Alphaville, Caixa, CBIC, BYD, Serpro, Dataprom, ANPM, Houer Concessões, Digitalglobe, WRI / Toyota, Imagem e Oi.