Notícias

No último dia da Smart City, prefeito de Curitiba fala sobre sistema de transporte público coletivo

No último dia da Smart City, prefeito de Curitiba fala sobre sistema de transporte público coletivo

O prefeito de Curitiba/PR, Rafael Greca, vice-presidente de Cidades Inteligentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participou na manhã de hoje, 9, em Barcelona (Espanha) do painel “Cidades inteligentes ao redor do mundo: Curitiba, cidade inteligente”, no último dia da Smart City Expo World Congress. O prefeito destacou os feitos na capital paranaense e salientou que a cidade tem o melhor sistema de transporte público coletivo do Brasil.

“Temos o maior e melhor sistema de transporte público de superfície do Brasil, que são os BRTs (Bus Rapid Transit, os biarticulados e suas estações-tubo). Temos pequenas bibliotecas nas paradas de ônibus perto de escolas para fomentar a leitura das nossas crianças e temos, ainda, uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para estudos de novas ferramentas de suporte ao ordenamento urbano, nos campos da mobilidade e inovação”, disse o prefeito Rafael Greca.

“A nossa cidade teve a primeira Universidade do Brasil, a primeira rua exclusiva para pedestres e referência em transporte público, planejamento urbano e preservação ambiental. Curitiba vem recuperando nos últimos sete anos seu DNA de inovação, graças a iniciativas de cidade inteligente. Assim, tornou-se a cidade da Pirâmide Solar, das Fazendas Urbanas, do Bairro Novo da Caximba, do plantio de mais de 400 mil árvores, dos 48 parques e do acesso à alimentação saudável”, explicou Greca.

Curitiba também é referência nacional nos últimos anos como Cidade Educadora, com o incentivo à cultura maker através do Fab Lab Cajuru e dos Faróis do Saber Inovação; da Saúde 4.0, com o aplicativo Saúde Já e a Central Saúde Já; da Muralha Digital e da aposta na eletromobilidade com os novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste. Entre as ações sustentáveis, a cidade que criou os ônibus BRT nos anos 1990, hoje avança para a eletromobilidade, com os testes dos ônibus elétricos que vão operar a partir de 2024, e já tem veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e táxis, além das bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas).

“As cidades são os grandes territórios da humanidade e da inovação. As cidades são o caminho para o futuro. As cidades devem ser feitas para as mulheres, para as crianças, para a liberdade dos homens e para a democracia”, ressaltou o vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP.

Prêmio

A cidade de Curitiba foi a escolhida ontem, 8, a cidade mais inteligente do mundo, durante a Smart City World Awards 2023. Curitiba foi selecionada entre 411 propostas de cidades de 63 países. Também estiveram na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra). Saiba mais aqui.