Notícias

No Chile, prefeitos participam de reunião sobre temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No Chile, prefeitos participam de reunião sobre temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Santiago, no Chile, foi sede, entre os dias 25 e 28 de abril, da 6º Reunião do Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável e contou com a participação de representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento foi marcado por discussões importantes sobre o cumprimento da agenda de desenvolvimento sustentável até 2030, priorizando quatro tópicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): água potável e saneamento (ODS 6); energia acessível e limpa (ODS 7), indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9) e cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).

A prefeita de Francisco Morato/SP e vice-presidente de parcerias em ODS da FNP, Renata Sene, compartilhou experiências de governos locais no Brasil, em especial as realizações de sua gestão no município, enfatizando não apenas o processo de alinhamento das políticas públicas aos ODS, mas também a importância da diversidade de atores tanto na formulação quanto na implementação.

Sene ressaltou a necessidade de integração das políticas públicas dos países da América Latina e Caribe para a construção de um futuro sustentável da região. "Não podemos pensar apenas em nossas cidades isoladamente. Temos que trabalhar juntos e pensar na sustentabilidade de forma integrada, para garantir um futuro melhor para as próximas gerações", afirmou a prefeita.

A FNP organizou, conjuntamente com a prefeitura de Francisco Morato/SP, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTA2030), com o apoio da Estratégia FioCruz para a Agenda 2030, uma sessão paralela com o tema “A importância dos governos locais para o alcance dos ODS: uma experiência do Brasil”. Esta atividade teve por objetivo promover espaço de encontro entre os atores que apresentam modelos inovadores de governos locais, focados no alinhamento de políticas e práticas, com a implementação da agenda 2030 como quadro de desenvolvimento sustentável.

De acordo com o relatório divulgado pelo CEPAL ”os países devem revitalizar seus compromissos e promover iniciativas transformadoras que envolvam todos os setores do desenvolvimento, redirecionar a região para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, ao mesmo tempo, preparar a estratégia para a próxima década”, ressaltou o secretário executivo CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. 

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Saiba mais sobre os ODS clicando aqui.