Notícias

Niterói apresenta ações climáticas na conferência da ONU na Escócia

Niterói apresenta ações climáticas na conferência da ONU na Escócia

Axel Grael participa em Glasgow de evento da Aliança por Ações Climáticas

As políticas públicas implantadas em Niterói/RJ para mitigar emissões de carbono e a implantação de conceitos sustentáveis em prédios públicos foram alguns dos temas abordados pelo prefeito Axel Grael, nesta segunda-feira, 8, em Glasgow, na Escócia, onde acontece a COP-26, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que reúne representantes de 200 países. Axel Grael, que também é vice-presidente de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), falou durante Evento da Aliança pela Ação Climática (ACA) sobre a importância dos governos sublocais na implementação efetiva de ações em defesa dos ecossistemas.

Niterói faz parte da Aliança pela Ação Climática (ACA) Brasil, uma coalizão dedicada a empreender medidas e aumentar o apoio público no enfrentamento à emergência climática mundial. “A questão climática vem sendo tratada com muita seriedade e responsabilidade em Niterói. Estamos assumindo nossa responsabilidade e liderança nesse tema tão vital e estratégico, o que vem acontecendo também com outras lideranças do nosso país. Os governos sublocais brasileiros estão engajados e conscientes sobre sua importância neste processo”, destacou o prefeito de Niterói.

Uma das metas da iniciativa é que sejam cumpridos os compromissos pactuados no Acordo de Paris, que foi assinado por 195 países para conter o aumento do aquecimento global e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O movimento já existe nos Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul.

Axel Grael também lembrou que a cidade aderiu à campanha Race to Zero, movimento global da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne empresas, instituições educacionais, investidores e governos locais em um trabalho conjunto para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. "De acordo com o inventário de gases de efeito estufa (GEE’s) da cidade, de 2016 a 2018, Niterói teve queda de 18% na quantidade de emissões", disse Grael.

___

Os assuntos tratados neste texto estão localizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima e 17 - Parcerias e Meios de Implementação. Saiba mais aqui.