Notícias

FNP realiza oficina de trabalho para capacitar técnicos em projetos do PMAT

FNP realiza oficina de trabalho para capacitar técnicos em projetos do PMAT

Mais de 30 técnicos regionais das Unidades de Políticas Públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE) participaram, nessa quarta-feira, 1º, em Recife, da 1ª Oficina de Trabalho do Programa Fortalecer Municípios. O workshop, que é parte da programação do lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), teve como foco a capacitação para o desenvolvimento de projetos elegíveis ao Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT).

Promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), União Europeia e Sebrae/PE, a oficina contou também com a participação do gerente estadual de Políticas Públicas do Sebrae local, Fernando Clímaco, e do gerente de Negócios da Superintendência Estadual de Pernambuco do Banco do Nordeste, Marcelo Santos.

Além das características técnicas gerais, produtos financiados e modalidades, foram apresentados aos participantes os resultados gerados a partir do PMAT, como a desburocratização e informatização da administração tributária, criação da sala do empreendedor, abertura de microcrédito e outras infraestruturas. Esses benefícios são reconhecidos por contribuírem no aumento da arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) e de outros tributos e convergem para a agenda do desenvolvimento econômico local.

Segundo o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes/PE, Elias Gomes, a adequada aplicação de todas as ferramentas disponibilizadas pelo PMAT resultou em um aumento de 19% na receita do município. “Enquanto a crise se abatia, nós estávamos colhendo os frutos da modernização administrativa”, destacou, em novembro do ano passado, o então prefeito durante a 70ª Reunião Geral da FNP, no momento em que o projeto foi assinado.

Nesta quinta-feira, 02, a oficina está sendo oferecida aos gestores municipais pernambucanos, 16 deles integrantes do g100 (grupo que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica). Na agenda de sexta-feira, 03, a FNP apresentará, no período da manhã, a IV edição do EMDS, abrindo espaço para que o público possa contribuir na construção do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

À tarde, a pauta seguirá com orientações aos gestores municipais sobre outros projetos oferecidos pela FNP para o desenvolvimento das cidades, entre eles: Tópicos em Parcerias Público-Privadas; Capacitação em Instrumentos de Transparência e Dados Fiscais; Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Ruas Completas; Qualificação da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente; Modernização da Gestão da Rede Pública de Educação Municipal.

Programa Fortalecer Municípios - O Programa é uma iniciativa da FNP com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil. O objetivo é fortalecer os municípios no âmbito local, por meio do apoio técnico e institucional às cidades, prioritariamente às integrantes do g100, para o desenvolvimento de projetos de modernização da administração tributária e dos setores sociais básicos para o PMAT. Nacionalmente, o Programa Fortalecer Municípios visa o desenvolvimento de instrumentos de empoderamento dos municípios e promoção dos canais de diálogo federativo. O programa, com duração de três anos, atende ao edital da União Europeia para o fortalecimento das associações de autoridades locais.