Notícias

FNP participa do lançamento de cadernos técnicos com soluções na área de Mobilidade Urbana

FNP participa do lançamento de cadernos técnicos com soluções na área de Mobilidade Urbana

Com objetivo de oferecer mecanismos voltados à construção de projetos de maior qualidade, devidamente alinhado aos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana foi lançada a coleção de Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana, pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob). O prefeito de Sorocaba/SP e vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Antonio Carlos Pannunzio, participou do lançamento, realizado nesta quarta-feira (14), em Brasília/DF.

A publicação, um instrumento que auxiliará os municípios a buscarem soluções adequadas de infraestrutura na área de mobilidade urbana, foi desenvolvida pela SeMob com o apoio técnico do WRI Brasil e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). As recomendações estão alinhadas às leis e normas vigentes no Brasil, o estado da prática e as recomendações da literatura nacional e internacional. O material é dividido em três cadernos: Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O vice-presidente de Mobilidade Urbana da FNP, Antonio Carlos Pannunzio, parabenizou a iniciativa e falou da importância da publicação, especialmente, para os novos gestores. Na ocasião, o prefeito também compartilhou as experiências do município de Sorocaba em projetos de mobilidade urbana, como os 140 km de ciclovias exclusivas e o projeto Integrabike – bicicletas compartilhadas de Sorocaba, mais um modal de transporte que está sendo disseminado no município. Pannuzio destacou ainda a importância do serviço de transporte coletivo para a população “transporte coletivo é serviço público essencial. Este ano aplicamos 51 milhões de reais neste modal”, afirmou o prefeito.

O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, que  representou o ministro das Cidades, destacou a importância dos cadernos para capacitação dos técnicos e qualificação dos projetos apresentados ao Ministério das Cidades. “Os cadernos são o início de um projeto que deve ser ampliado e levado aos estados e municípios para capacitação e geração de projetos qualificados. Não adianta ter recursos se não tivermos bons projetos”, afirmou o secretário.

De acordo com o  iretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Luis Antonio Lindau, o projeto teve início em meados de 2014. “ Foi um trabalho árduo, que houve muita dedicação. É um documento vivo que será constantemente atualizado digitalmente. Temos um largo caminho pela frente, precisamos envolver a cadeia inteira nesse processo”, finalizou Lindau.

Também estiveram presentes o presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Fortes Flores Filho.

O evento contou com o apoio da FNP e do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).