Notícias

FNP participa da Semana Nacional de Mobilidade Urbana para discutir desafios no setor

FNP participa da Semana Nacional de Mobilidade Urbana para discutir desafios no setor

Abertura do evento virtual, organizado pelo MDR nesta segunda, 20, reuniu autoridades e técnicos da área para debater ações emergenciais e a médio e longo prazo

Ações emergenciais e estratégicas de curto, médio e longo prazo para superar a crise no Brasil diante da pandemia foram abordadas nesta segunda-feira, 20, durante a abertura da Semana Nacional de Mobilidade Urbana 2021. Em evento virtual, transmitido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o prefeito de São José dos Campos/SP, Felício Ramuth, representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no debate, que reuniu autoridades e técnicos do setor.

Durante a abertura, a discussão foi em torno dos desafios e perspectivas para investimentos em infraestruturas de mobilidade urbana. Felício Ramuth, também vice-presidente na área pela FNP, ressaltou a situação do transporte público no país, que já enfrentava dificuldades mesmo antes da pandemia. “O sistema já vinha passando por momentos críticos antes disso. O transporte já estava perdendo passageiros para outras modalidades, como o transporte por aplicativo”, lembrou.

O custeio do sistema é “a grande dificuldade” hoje, segundo Ramuth. “É comum o cidadão comparar nosso sistema com o de outros países, como Paris, Copenhague, que contam com subsídios dos governos centrais. É muito importante a participação efetiva do governo central no custeio do transporte”, afirmou. Há alguns meses, a FNP vem conversando com representantes do governo federal e do Congresso Nacional sobre o assunto, a fim de articular uma proposta emergencial de financiamento para o transporte público. Saiba mais.

“Vemos com bons olhos os investimentos em infraestrutura e o setor de mobilidade urbana foi um dos que mais passaram por transformações. Mas só os prefeitos não conseguirão fazer essa mudança, precisamos cada vez mais a participação da sociedade e de discussões como essa”, finalizou o prefeito.

O evento contou ainda com a participação do ministro do MDR, Rogério Marinho. Segundo ele, “o transporte público é o vetor mais importante nesse processo de mudanças no mundo em que vivemos, aliado ao meio ambiente, à sustentabilidade, e isso precisa ser levado em consideração. É preciso pensar em alternativas de transportes ligados às vias de bicicletas, ônibus elétricos ou movidos a gás, metrôs, intervenções nas áreas urbanas no sentido de permitir maior fluidez de tráfego.”

Marinho disse que o governo federal havia separado um investimento de R$ 7 bilhões para o transporte, mas que, em decorrência da pandemia, houve “desequilíbrio financeiro.” “Ao longo desses mais de dois anos e meio, o governo tem feito ações para favorecer o Brasil inteiro. É um desafio enorme, mas espero que consigamos pensar em ações que permitam que, a médio prazo, possamos minorar os problemas de transportes nas cidades”, comentou.

Participaram ainda do evento virtual outros representantes do MDR, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Caixa Econômica Federal, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Senado Federal. 

_____

Os assuntos tratados neste texto estão localizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima; 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17 - Parcerias e Meios de Implementação. Saiba mais aqui.