Notícias

FNP, FMDV e Embaixada da França promovem encontro sobre economia solidária em Paris

FNP, FMDV e Embaixada da França promovem encontro sobre economia solidária em Paris

Gestores públicos brasileiros estão convidados a participar do 3º Encontro Franco-Brasileiro de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, de 1º a 7 de julho, em Paris, na França. O evento é uma parceria entre o Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/Mte), a Fundação Unitrabalho, a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SAF/SRI), o Fórum Nacional de Assessores de Relações Internacionais (Fonari), a Associação de Cidades da França (Cités Unies France - (CUF), a Rede francesa de Territórios por uma Economia Solidária (Réseau des Territoires pour une Economie Solidaire (RTES - Rede de Territórios por uma Economia Solidária) e a Embaixada da França no Brasil.

O Encontro reunirá gestores públicos franceses e brasileiros para a troca de experiências e o debate sobre políticas públicas de apoio à economia solidária. Na oportunidade serão debatidos a elaboração de um marco legislativo nacional; o financiamento de empreendimentos solidários e sistemas de finanças solidárias nos territórios; a autogestão e recuperação de empresas falidas por trabalhadores; agricultura familiar e urbana; gestão de resíduos; cadeias de valor e economia circular; funcionamento e papel das redes de gestores e territórios.

Além dos debates, estão previstas na programação sessões de trabalho sobre temáticas específicas como compras públicas responsáveis ou pólos territoriais de cooperação econômica, e visitas técnicas a experiências e empreendimentos solidários do Consórcio Municipal Plaine Commune e da Região Midi-Pyrénées. Baixe AQUI a programação preliminar.

Os dois encontros anteriores foram realizados em Brasília, em novembro de 2014, durante a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), e em abril de 2015, durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Nas duas ocasiões, os gestores brasileiros receberam uma delegação de representantes eleitos de governos locais franceses, dentre eles o município de Lyon, a Região de Nord-Pas de Calais, o consórcio municipal de Plaine Commune e a Região de Midi-Pyrénées. Para mais informações sobre o 1º e 2º encontro franco-brasileiro de economia solidária, baixe os relatórios AQUI.

Como participar – Gestores brasileiros estaduais e municipais de políticas públicas de economia solidária estão convidados a participar do evento. Baixe AQUI os convites feitos pela Rede de Territórios por uma Economia Solidária (RTES) e pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/Mte), e o ofício do vice-presidente para Economia Solidária da FNP, prefeito de Ubatuba (SP), Mauricio Moromizato.

As vagas são limitadas. O prazo para envio de candidaturas é 9 de junho. Preencha AQUI o formulário de participação. Mais informações com Mariana Nascimento pelo telefone (61) 3044 9838 ou pelo email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Saiba mais - O 3º Encontro Franco-Brasileiro de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária é mais uma atividade celebrada no âmbito do “Memorando de Intenções para a Cooperação e Assistência Técnica relativo à Economia Social e Solidária”, assinado em dezembro de 2013, pelo Ministro do Trabalho brasileiro, Manoel Dias, e o então Ministro da Economia Social e Solidária francês, Benoît Hamon. O acordo determina três eixos de cooperação: desenvolver a capacitação de profissionais envolvidos na concepção e elaboração de políticas de economia solidária; favorecer o intercâmbio de experiências e de boas práticas; promover projetos conjuntos de cooperação. Os encontros de cooperação descentralizada entre os governos locais franceses e brasileiros completam as atividades a serem realizadas pelos Ministérios brasileiros e franceses.