Notícias

FNP debate mobilidade urbana em audiência pública na Câmara

FNP debate mobilidade urbana em audiência pública na Câmara

Os efeitos do transporte por aplicativo no transporte público foram debatidos nesta quinta-feira, 3, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. A reunião, promovida pela Comissão de Viação e Transporte da Casa, contou com a participação do prefeito de São José dos Campos/SP, Felício Ramuth, vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que destacou o posicionamento da entidade em relação à pauta.

“Entendemos a necessidade de regulamentação do serviço, mas há que se trabalhar pela transparência. Atualmente, o que temos é uma caixa preta, onde estão informações que poderiam ajudar no planejamento para ações em mobilidade urbana que beneficiassem toda a população”, argumentou Ramuth. Ainda segundo o dirigente da FNP, é preciso reconhecer que o transporte coletivo tem papel social, “já que atende cidadãos de áreas que o transporte individual por aplicativo não chega”, concluiu.

Para o presidente da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, é fundamental que se estabeleçam políticas para a priorização do transporte público urbano. “Só para se ter uma ideia, os congestionamentos cada vez maiores nas nossas cidades reduziram drasticamente a capacidade comercial. Hoje operamos com apenas 12 quilômetros por hora”, declarou.

Durante a reunião, Cunha falou também sobre o “Construindo hoje o amanhã”, um documento com propostas para o transporte público e a mobilidade urbana sustentável no Brasil. Elaboradas por meio de uma parceria da NTU com a FNP, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, as estratégias apontadas na publicação foram lançadas durante a 75ª Reunião Geral da FNP, em Brasília/DF, em março deste ano.

76ª Reunião Geral da FNP
A mobilidade urbana é um dos temas da Plenária de Prefeitos da 76ª Reunião Geral da FNP, que será realizada em Salvador/BA, de 8 a 11 de outubro. O assunto será debatido no painel “Desafios da mobilidade urbana: regulamentação do uso de transportes por meio de aplicativos e a diminuição de demanda no transporte público”, dia 8, às 11h10.

Para a atividade estão confirmados o prefeito Felício Ramuth, o superintendente de transportes e trânsito de Campina Grande/PB e vice-presidente de transportes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Felix Araújo Neto; o diretor do Programa de Cidades do WRI Brasil, Luis Antônio Lindau; e o diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho.