Notícias

Em reunião, prefeitos de municípios do entorno de Brasília articulam novo encontro

Em reunião, prefeitos de municípios do entorno de Brasília articulam novo encontro

Prefeitos de municípios do entorno do Distrito Federal (DF) irão se reunir no dia 7 de abril deste ano, no âmbito do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). A proposta foi feita pelo prefeito de Planaltina de Goiás (GO), Eles Reis de Freitas e pela prefeita de Valparaíso de Goiás (GO), Lucimar Nascimento, durante a Reunião Regional Preparatória para o III EMDS, em Aparecida de Goiânia (GO), nessa sexta-feira (6).

O objetivo dessa reunião é falar sobre os problemas das cidades do entorno, principalmente em relação com mobilidade urbana, saúde pública e segurança. Os governadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Marconi Perillo (GO) e um representante da esfera Federal serão convidados para a reunião, que ainda não tem local definido.

Reunião Regional Preparatória

Com o objetivo de mobilizar prefeitos para o III EMDS, a FNP, em parceria com o Sebrae, vem realizando Reuniões Regionais Preparatórias. Os encontros são realizados em regiões estratégicas do país e, dessa vez, aconteceu em Aparecida de Goiânia.

O grupo de prefeitos, secretários e dirigentes municipais de Tocantins e Goiás se reuniram no Auditório da Universidade do Estado de Goiás (GO) e tomaram conhecimento da estrutura do III EMDS, com a programação pensada para o evento e a sugestão dos eixos temáticos, que englobam assuntos de importância comum aos municípios, como Mobilidade Urbana, Educação, Desenvolvimento Econômico e Saúde Pública.

Segundo o prefeito anfitrião e 2º vice-presidente da FNP, Maguito Vilela, o EMDS é um encontro para discutir os grandes problemas dos municípios brasileiros. “O EMDS é um encontro propositivo, para mostrarmos nossas experiências, fazendo com que o Brasil realmente tome um caminho, unindo os Governos Federal, Estadual, Municipal”, disse.

Para o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes Costa (Baré), o EMDS é uma oportunidade de falar sobre a vida da população das cidades e discutir com sustentabilidade, além de efetivar boas práticas na vida dos cidadãos. “Um evento dessa natureza permite chamar atenção do Brasil a replicar esse debate das cidades afim de que seja, de fato, construída uma agenda, e mais do que isso, um comportamento na vida do cidadão”, destacou.

Também presente na reunião, o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama), Pedro Wilson Guimarães, destacou que a Fnp dá um passo decisivo para ajudar os governos estaduais e federal a fazer políticas públicas integradas. “Esse terceiro encontro vai marcar ainda mais a entidade, que traz um debate democrático e que possibilita propostas para melhorar o desenvolvimento”, falou o presidente, que também já integrou a diretoria da FNP, enquanto prefeito de Goiânia (GO).

Além de autoridades municipais, o evento contou com a presença de representantes de universidades das regiões e empresários, reforçando a importância de uma parceria entre as prefeituras com as academias e o universo empresarial.

Assinatura do PMAT

A Reunião Regional Preparatória contou com a assinatura do contrato entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o município de Aparecida de Goiânia para a liberação de R$40 milhões dentro do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). Atendendo uma solicitação da FNP, o BNDES aplicar um tratamento diferenciado ao grupo dos cem municípios com mais de 80 mil habitantes e que apresentam baixa receita e alta vulnerabilidade social (g100), do qual Aparecida de Goiania faz parte.

O diretor do BNDES, Guilherme Lacerda, esteve presente na reunião, formalizando a assinatura do contrato do banco com o município de goiano. Segundo Lacerda, a proposta do BNDES é oferecer o PMAT aos municípios do g100 com algumas vantagens, como prazo maior e taxa de juros diferenciada.

O prefeito do município explicou que esse recurso financeiro irá fomentar ações que tornarão a máquina pública mais eficiente e transparente. “Assinamos hoje o primeiro contrato do BNDES para Aparecida de Goiânia com o propósito de modernizar nossa maquina administrativa, informatizar a prefeitura, ampliar o paço municipal”, afirmou, Maguito Vilela.

Para o diretor do BNDES, Aparecida de Goiânia é uma referência. “O BNDES tem o compromisso de ser parceiro dos prefeitos. Os municípios precisam de apoio”, afirmou Guilherme Lacerda.

Segundo o Secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida de Goiânia, Euler de Morais, o PMAT irá ajudar o município. O secretário destacou também a importância da parceria entre FNP e União Europeia para o fortalecimento institucional do g100. “É uma parceria extremamente importante. A União Europeia destina recurso para que possamos trabalhar para todos os municípios do g100”, falou.